Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

O Ministério do Trabalho disponibilizou um aplicativo mobile para que o trabalhador brasileiro tenha as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho, sempre a mão. É a CTPS Digital, que foi desenvolvida em parceria pelo Ministério do Trabalho e a Dataprev.

O objetivo do app é facilitar para que os trabalhadores tenham o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo,assim como poderão solicitar a segunda via de sua carteira de trabalho física.

Como baixar o documento:
– Acesse sua Play Store (Androide), ou Apple Store (IOS);
– Localize o Aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e baixe a ferramenta;
– Em seguida, irá aparecer uma tela com quatro opções: Entrar, solicitar 1ª via, solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes.
– Será necessário ter a senha do cidadão.br cadastrada, ou criar seu cadastro;
– Após cadastrar ou incluir a senha, selecione “Emprega Brasil”.

Na tela inicial, você irá verificar seu nome completo, PIS/ PASEP, número de sua Carteira de Trabalho, Série, Estado, CPF e Nascimento.

A tela com o ícone da pasta, você terá acesso a todo seu histórico empregatício:

As demais telas são as opções de ajuda e seu QRCode:

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