Como fidelizar associados

Em cenários incomuns, os sindicatos devem buscar por ações fora da caixinha para fidelizar os membros e ainda conseguir novos.

Mesmo vivendo em uma conjuntura econômica desfavorável, as dificuldades não devem ser os motivos que impedem a existência e a evolução dos sindicatos. Mais do que nunca, agora é o momento de promover medidas inovadoras que podem ajudar a manter quem já é associado e obter novos. No artigo de hoje, você vai conferir alguns pontos que podem ser muito interessantes para essa nova fase. Acompanhe!

Construa um plano de ação

O primeiro passo é reunir todos os funcionários do sindicato para uma conversa franca a respeito de quais são os pontos que devem ser alterados. Mais do que isso, é preciso justificar cada item e indicar quais são as vantagens previstas com essas mudanças. Com todos os esclarecimentos em mãos é hora de criar um plano de ação com datas e responsáveis por cada função.

Lembre-se de fazer tudo isso usando um planejamento estratégico bem estruturado e envolvendo os funcionários do sindicato em todos os passos. Com reuniões periódicas a respeito das atividades de cada um, é possível estabelecer um diálogo honesto e evitar problemas futuros.

Desenvolva uma linha de comunicação direta

Muitas pessoas conhecem os sindicatos por defender os interesses em comum dos seus associados, mas não conseguem identificar como esse trabalho está sendo executado. As entidades cuidam da negociação de acordos coletivos, orientam sobre questões trabalhistas, recebem e encaminham denúncias dos colaboradores e ainda podem cooperar na construção da legislação do trabalho. Tamanha responsabilidade exercida por uma associação profissional ou sindical é um direito previsto no artigo 8º da Constituição Federal de 1988.

É fundamental que os benefícios da entidade e os trabalhos que estão sendo executados sejam comunicados de forma clara e em diversos meios. Para isso, use site, e-mail, redes sociais, sms, intranet exclusiva para associados, mural interno da sede e jornais periódicos. Lembre-se sempre de que a linguagem deve alcançar os associados e seguir os pilares éticos da entidade.

Crie um canal de comunicação

Os mesmos meios de comunicação em que o sindicato oferece conteúdo relevante podem ser usados como um canal direto de atendimento personalizado. Com caminhos exclusivos, o associado pode tirar dúvidas, relatar seus problemas profissionais e informar regularidades.

Esse relacionamento pode ser criado com a divulgação de uma linha telefônica e e-mails para esses assuntos. Mas você pode ir além com um formulário no site, um e-mail específico e o uso da mensagem direta no Facebook e Instagram.

Abra espaço para avaliações

Ainda pensando no poder dos canais de comunicação descritos acima, o sindicato pode abrir espaço para uma avaliação dos membros a respeito do serviço que é prestado. Uma conversa simples ouvindo as dores dos profissionais pode trazer uma reflexão profunda a respeito de ações sindicais que podem não trazer o retorno esperado. Esse diálogo ainda é mais rico quando é capaz de trazer ideias criativas para novas ações.

Esteja atento aos inadimplentes

Evitar o crescimento do número de inadimplentes exige organização e novas medidas de cobrança. Invista no envio de boletos por e-mail e lembretes dos prazos por sms. Além disso, use canais de comunicação para atender a possíveis dúvidas e facilitações de pagamento. Só não se esqueça de pedir autorização dos associados para usar esses meios.

Invista em educação contínua

Atualmente, as empresas querem muito mais que trabalhadores robóticos. Elas esperam que os colaboradores sejam capazes de trazer inovações no dia a dia, encontrando falhas e melhorando processos. Para isso, é essencial que os profissionais tenham acessos a cursos complementares, workshops, palestras e atividades que desenvolvam sua capacidade intelectual e aumentem suas habilidades técnicas. O sindicato pode contribuir com a capacitação dos seus associados por meio de parcerias com instituições de educação e profissionais renomados no setor.  

Aperfeiçoe a gestão

Utilize softwares de gestão para facilitar o trabalho dos funcionários do sindicato e a transmissão de informações para os associados. Além de agilizar os processos e o atendimento, gerar guias de arrecadação e organizar recebimentos, a ferramenta evita o acúmulo de papel e simplifica a criação de relatórios diversos, tais como gastos e despesas.

A próxima ação
Após ler todas essas recomendações a respeito da fidelização de associados, chegou a hora de colocá-las em prática. Siga um passo de cada vez e esteja atento às oportunidades que podem surgir no meio do caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *