A DCTF WEB chegou!

Saiba mais sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos que inicia no mês de 07/2018.

O que é a DCTFWEB
Trata-se de uma obrigação tributária assessória por meio da qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros. DCTFWeb é também o nome dado ao sistema utilizado para editar a declaração, transmiti-la e gerar a guia de pagamento.

A DCTFWeb é gerada a partir das informações prestadas no eSocial e na EFD-Reinf, escriturações digitais integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Transmitidas as apurações, o sistema DCTFWeb recebe, automaticamente, os respectivos débitos e créditos, realiza vinculações, calcula o saldo a pagar e, após a entrega da declaração, possibilita a emissão da guia de pagamento.

A aplicação fica disponível no Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal, acessível pelo endereço idg.receita.fazenda.gov.br.

Forma de entrega

A DCTFWeb pode ser editada e transmitida por meio do sistema da declaração, acessível no Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal: <idg.receita.fazenda.gov.br>.

1) DCTFWeb (Mensal): transmitida uma vez por mês até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores. (Ex: DCTFWEB de julho/2018 deve ser entregue até dia 15 de agosto/2018).

2) DCTFWeb 13º Salário (Anual): declaração relativa à Gratificação Natalina, transmitida uma vez por ano até o dia 20 de dezembro de cada exercício, a partir de informações prestadas no eSocial;

3) DCTFWeb Espetáculo Desportivo (Diária): declaração relativa a espetáculos desportivos de que participe associação desportiva que mantém clube de futebol profissional. Deve ser transmitida até o 2º (segundo) dia útil após a realização do evento. Caso ocorra mais de um evento no mesmo dia, as informações devem ser agrupadas. Os dados que alimentam a DCTFWeb Diária são originados da EFD-Reinf.

Para mais informações acesse o manual completo clicando aqui.

Resumo das Informações:

7 thoughts on “A DCTF WEB chegou!”

  1. Como iremos recolher o FGTS até o dia 07/08/2018 se a transmissão da DCTF web será feita depois deste vencimento?
    Ou todos os encargos tiveram a data de vencimento alterada para 20/008/2018?

    1. Roseli,
      Obrigada por sua pergunta!
      O recolhimento do FGTS em nada muda com o esocial, continua sendo realizado pelo sistema da Caixa Econômica e seu vencimento continua 07/08/2018.
      Os demais encargos tais como INSS, será realizado o pagamento por meio da DCTF WEB, se o seu cliente estiver no primeiro grupo que entrou no eSocial em 01/2018 o recolhimento por meio de DCTF web será em 20/08/2018.

  2. Bom dia, tenho uma pergunta, depois de apresentar a DCTFWeb, uma vez geradas as guias de pagamento da Previdência Social e pagamentos a terceiros na DCTFWeb que devo fazer para efetuar os pagamentos (por exemplo do DARF e GPS)? Muito obrigado pela atenção.

    1. Boa tarde Juan!
      Obrigada por nos enviar sua pergunta.

      Depois de entregar a DCTFWeb, será necessário clicar na opção para gerar a guia dentro do portal eCAC. Esta Guia é um DARF que substituiu a GPS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *