eSocial Web liberado para empresas a partir de 09/04

O portal do eSocial, incluiu nesta segunda-feira 09/04, a funcionalidade eSocial Web, agora disponível para empresas e possui regras de eventos extemporâneos previstos no leiaute, que são aqueles informados fora da ordem de acontecimento cronológico em que ocorreu.

Segundo a Receita Federal, o módulo eSocial Web é uma ferramenta auxiliar destinada à inserção de dados no eSocial e foi pensado para permitir às empresas o cumprimento das obrigações legais em casos de indisponibilidade do seu próprio software, porém esse módulo não irá substituir os sistemas próprios das empresas.

No início serão apenas para consultas dos eventos já enviados por meio dos sistemas das empresas (web services). Mas em versões futuras terão funcionalidades de inserir dados, corrigir ou excluir. Serão exibidos ao usuário, além do conteúdo do evento, os números de recibo, o que permitirá às empresas efetuar acertos e correções nos próprios sistemas. Estarão disponíveis para consulta os eventos iniciais, eventos de tabela e eventos não periódicos de empregados e trabalhadores sem vínculo de emprego.

Para acessar o eSocial Web, basta clicar em “Acesse Aqui”, no menu do portal do eSocial, ou utilizar o link https://login.esocial.gov.br/login.aspx. É obrigatório o acesso por meio de certificado digital da matriz da empresa. Versões futuras permitirão o acesso utilizando-se procuração digital.

Fonte: Receita Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *