PROCON SP na Black Friday

A Black Friday está chegando e a Fundação Procon-SP já tem seu plano de atendimento especial para esclarecer dúvidas, receber queixas e denúncias durante a Black Friday 2018!

Em 8 de novembro, especialistas do Procon-SP receberam representantes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo – IDV – que representa 22% do mercado e reúne os maiores players do mercado para alertá-los sobre os principais problemas registrados pelos consumidores.

Na comparação entre a Black Friday de 2016 e a edição 2017 houve uma redução no número de queixas. Foram 2.654 em 2016, contra 2.091 no ano passado. Em contrapartida, as irregularidades constadas em lojas físicas pela fiscalização subiram. Passaram de 15,5% para 78,26%.

No ano passado, as principais queixas referiam-se a anúncios de produto ou serviço indisponíveis; maquiagem do desconto; mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) e site intermitente, congestionado ou bloqueado.

Black Friday 2018 – Meios de reclamação e denúncia:

– #PROCONSPNABLACKFRIDAY – Utilização da Hashtag nas Redes Sociais;
– Facebook Oficial da Fundação Procon;
– Twitter Oficial da Fundação Procon;
– Formulário para reclamações disponível no site entre 22/11/2018 (quinta) até 28/11/2018 (quarta);
– Atendimento telefônico pelo 151: dia 22/11 das 19 às 0hs; dia 23/11 das 8 às 20hs.

#DICAS
Para identificar as melhores ofertas é preciso, antes, fazer uma cuidadosa pesquisa de preços. A Fundação Procon-SP monitora preços dos produtos mais procurados em lojas físicas e virtuais 60 dias antes do evento. São mais de 100 produtos monitorados, em mais de 10 players do mercado. O desconto deve ser dado sobre o menor preço dos últimos 60 dias.
Produtos participantes devem estar sinalizados como Black Friday. Nas lojas físicas, se houver desconto geral (por exemplo: toda a loja com 15% de desconto) ou descontos em categorias (por exemplo: todos os vinhos chilenos com 30% de desconto) é obrigatório informar o preço original e o promocional e ter leitor de código de barras próximo.

Importante
Na Black Friday, nenhum direito do consumidor está excluído. Fique atento ao agendamento de entrega e ao direito de arrependimento.

 

Fonte: PROCON – SP

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